A bolsista Denise Cristina Ludwig Salazar é uma educadora promissora que se destaca no programa PIBID na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa.
No âmbito do projeto Contação de Histórias, a bolsista Denise realiza várias ações e uma delas estamos compartilhando aqui a seguir:
Atividade:
Contar a história “O ninho de passarinho” e desenhar com tinta sobre a história.
Objetivos:
- Contar a história “O ninho de passarinho”;
- Criar um ambiente lúdico para estimular a imaginação dos alunos;
- Estimular a criatividade através da pintura com tinta sobre a história;
- Realizar uma prática de letramento destacando a função social da leitura e da escrita.
Metodologia:
Pedi para que os alunos sentassem no chão e iniciei a história. Contei a história “O ninho de passarinho” usando o cenário e os personagens móveis, à medida que contava ia colocando os personagens no cenário. A história falava de uma família de passarinhos. Um dia, um dos filhotes se perdeu e o pai e a Comadre coruja foram procurá-lo e o encontraram levando-o de volta para o ninho (Anexo 1). Os alunos ouviram a história com atenção e gostaram muito. Após contar a história para os alunos, distribui folhas e pedi que desenhassem com tinta algo sobre a história. Os desenhos ficaram muito bonitos e os alunos gostaram muito de utilizar tinta na atividade proposta, podendo usar sua criatividade.
Avaliação:
Os alunos gostaram muito da história e da atividade com tinta. A história com cenário favoreceu um ambiente lúdico e os desenhos estimularam a criatividade. Contar histórias para os alunos é muito importante porque eles desenvolvem a linguagem e o vocabulário. Contar histórias é uma prática de letramento, onde a criança percebe a função social da leitura e da escrita. A partir de uma história, podem ser desenvolvidas atividades de alfabetização o que significa alfabetizar letrando. Por isso, as histórias, além de trabalharem com o lúdico, são fundamentais para alfabetizar num contexto de letramento.