Muitos educadores acreditam que estudantes pobres ou membros de “famílias desestruturadas”, por exemplo, têm baixa auto-estima e, por isso, não conseguem aprender. Então, tentam reverter a situação com prêmios, palavras de incentivo e elogios vazios (“Você consegue!” e “Tenho certeza de que você é capaz” são frases freqüentemente ditas por professores). Assim, agem incorretamente e se afastam do seu objetivo principal, que é ensinar e garantir que todos aprendam. A auto-estima elevada é uma das conseqüências da aprendizagem, pois a valorização de si mesmo não é construída com motivações externas, mas com internas – como a tomada de consciência de que é capaz de resolver um problema de Matemática, elaborar uma carta e participar ativamente de atividades em grupo. Os avanços conquistados podem ser elogiados e devem servir como estímulo para alcançar outros progressos e vencer dificuldades. É importante observar, no entanto, que o mérito do próprio aluno funciona como um trampolim. Em vez de decretar que são os problemas de auto-estima os responsáveis pelo insucesso na escola e tentar corrigi-los fugindo do conteúdo a ser ensinado, os professores devem atentar ao preconceito criado por eles próprios, que rotulam alguns alunos como incapazes de aprender.
Artigo da Revista Nova Escola – edição de junho – Querer aumentar a auto-estima dos alunosApresentação
Olá, eu sou a professora Erli de Souza!
Por mais de 20 anos, leciono nos anos iniciais da Rede Municipal de Educação de São Leopoldo. Graduada em Artes, já tive a oportunidade de atuar em todos os níveis do Ensino Fundamental e Médio.
Atualmente, estou tendo a honra de também ser supervisora das bolsistas PIBID – Unisinos que atuam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, localizada na Avenida João Alberto, 135, Vicentina, São Leopoldo, RS.
Entre as várias possibilidades pedagógicas, a equipe PIBID – EMEF Rui Barbosa está trabalhando com a alfabetização através do lúdico, focando nos casos de dificuldades críticas na escrita e leitura. Em parceira com as professoras da unidade escolar em questão, as bolsistas sob minha supervisão e orientação desenvolvem e executam diversas estratégias pedagógicas para enfrentar esses desafios. A equipe PIBID – EMEF Rui Barbosa, estuda, planeja e executa atividades didáticas que pelo viés dos jogos e das brincadeiras desenvolva as habilidades e competências nas crianças atendidas.
Nesse sentido, este espaço visa compartilhar as nossas muitas experiências de sucesso e discutir nossas maiores dificuldades.
Publicações Recentes
- Atividades lúdicas
- PIBID- ATIVIDADES NO RECREIO
- Mais e mais histórias! Momentos únicos!!
- (sem título)
- CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
- AÇÕES PEDAGÓGICAS DO PIBID – EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Parte III
- AÇÕES PEDAGÓGICAS DO PIBID – EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Parte II
- Ações pedagógicas do PIBID – Educação Ambiental – Parte I
- Ações do Pibid leva turma para aprendizado além da sala de aula
- A história Cavalinho Branco encanta os alunos
- Tempo de formação aplicada através do PIBID UNISINOS
- Bolsista Denise – ações do projeto
- Bolsista Michele – ações do projeto
- Bolsista Bruna – ações do projeto
- Bolsista Jeane – ações do projeto
- Bolsista Andreia – atividades do projeto
- Projeto do programa PIBID, Contação de História, conta com fala do escritor Caio Riter
- Bolsista Janete – atividades do projeto
- Vídeo – Atividade – Projeto Contação de História
- Jogos do PIBID oferecem novos caminhos
- Jornal e alfabetização
- Jogos do PIBID na alfabetização
- Livro do PIBID aplicados à produção textual
- Dominó na alfabetização
- Material didático
- Jogos na alfabetização: Aprender brincando
- Encontro Nacional PIBID Unisinos
- Reunião da Equipe PIBID – EMEF Rui Barbosa
- Atividade: Bingo das Letras
- Alunos dedicados
- Atenção rima com dedicação
- Atividade com alfabeto móvel
- Recursos do PIBID em ação
- Reforço escolar: ações voltadas às dificuldades pedagógicas