Garantir o contato da turma com diferentes materiais na aula voltada às Artes e à alfabetização é condição importante para a qualidade das produções visuais da garotada. O professor pode variar de três formas em suas ofertas. No recurso que vai marcar o traço da criança (como tintas, lápis, giz, carvão, serragem), nas ferramentas com que vão manipulá-lo (pincéis, lixas, rolos, espátulas, pauzinhos), ou no suporte que o recebe (papel, tela, argila, chão de terra, parede, etc). Explorando essa pluralidade de consistências, texturas e efeitos, as turmas podem não somente conhecer o comportamento de cada material, mas também perceber de que maneira elas podem se utilizar deles para expressar o que pretendem. Para transmitir a ideia de tristeza em uma pintura, uma criança pode propor marcas violentas sobre uma tela – com o uso de pincéis de diferentes grossuras, por exemplo – e outra, no mesmo grupo, investir em uma produção de textura aveludada, utilizando-se de tinta e papéis variados. A percepção de cada aluno sobre tema e materiais oferecidos resulta em diversidade de produções.
Apresentação
Olá, eu sou a professora Erli de Souza!
Por mais de 20 anos, leciono nos anos iniciais da Rede Municipal de Educação de São Leopoldo. Graduada em Artes, já tive a oportunidade de atuar em todos os níveis do Ensino Fundamental e Médio.
Atualmente, estou tendo a honra de também ser supervisora das bolsistas PIBID – Unisinos que atuam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, localizada na Avenida João Alberto, 135, Vicentina, São Leopoldo, RS.
Entre as várias possibilidades pedagógicas, a equipe PIBID – EMEF Rui Barbosa está trabalhando com a alfabetização através do lúdico, focando nos casos de dificuldades críticas na escrita e leitura. Em parceira com as professoras da unidade escolar em questão, as bolsistas sob minha supervisão e orientação desenvolvem e executam diversas estratégias pedagógicas para enfrentar esses desafios. A equipe PIBID – EMEF Rui Barbosa, estuda, planeja e executa atividades didáticas que pelo viés dos jogos e das brincadeiras desenvolva as habilidades e competências nas crianças atendidas.
Nesse sentido, este espaço visa compartilhar as nossas muitas experiências de sucesso e discutir nossas maiores dificuldades.
Publicações Recentes
- Atividades lúdicas
- PIBID- ATIVIDADES NO RECREIO
- Mais e mais histórias! Momentos únicos!!
- (sem título)
- CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
- AÇÕES PEDAGÓGICAS DO PIBID – EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Parte III
- AÇÕES PEDAGÓGICAS DO PIBID – EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Parte II
- Ações pedagógicas do PIBID – Educação Ambiental – Parte I
- Ações do Pibid leva turma para aprendizado além da sala de aula
- A história Cavalinho Branco encanta os alunos
- Tempo de formação aplicada através do PIBID UNISINOS
- Bolsista Denise – ações do projeto
- Bolsista Michele – ações do projeto
- Bolsista Bruna – ações do projeto
- Bolsista Jeane – ações do projeto
- Bolsista Andreia – atividades do projeto
- Projeto do programa PIBID, Contação de História, conta com fala do escritor Caio Riter
- Bolsista Janete – atividades do projeto
- Vídeo – Atividade – Projeto Contação de História
- Jogos do PIBID oferecem novos caminhos
- Jornal e alfabetização
- Jogos do PIBID na alfabetização
- Livro do PIBID aplicados à produção textual
- Dominó na alfabetização
- Material didático
- Jogos na alfabetização: Aprender brincando
- Encontro Nacional PIBID Unisinos
- Reunião da Equipe PIBID – EMEF Rui Barbosa
- Atividade: Bingo das Letras
- Alunos dedicados
- Atenção rima com dedicação
- Atividade com alfabeto móvel
- Recursos do PIBID em ação
- Reforço escolar: ações voltadas às dificuldades pedagógicas