Material didático

Garantir o contato da turma com diferentes materiais na aula voltada às Artes e à alfabetização é condição importante para a qualidade das produções visuais da garotada. O professor pode variar de três formas em suas ofertas. No recurso que vai marcar o traço da criança (como tintas, lápis, giz, carvão, serragem), nas ferramentas com que vão manipulá-lo (pincéis, lixas, rolos, espátulas, pauzinhos), ou no suporte que o recebe (papel, tela, argila, chão de terra, parede, etc). Explorando essa pluralidade de consistências, texturas e efeitos, as turmas podem não somente conhecer o comportamento de cada material, mas também perceber de que maneira elas podem se utilizar deles para expressar o que pretendem. Para transmitir a ideia de tristeza em uma pintura, uma criança pode propor marcas violentas sobre uma tela – com o uso de pincéis de diferentes grossuras, por exemplo – e outra, no mesmo grupo, investir em uma produção de textura aveludada, utilizando-se de tinta e papéis variados. A percepção de cada aluno sobre tema e materiais oferecidos resulta em diversidade de produções.

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